FOTOS

FOTOS
FOTOS

terça-feira, 9 de julho de 2013

Introdução da Carta de Paulo A Tito.



A

 Paulo e Tito.


 Carta que fora escrita pelo apostolo Paulo ao Jovem Pastor Tito está entre as epistolas pastorais, na verdade esta é uma carta instrutiva que o apostolo redigiu para seu filho na fé.
Embora sabendo que Tito não fora citado nas viagens missionárias que Paulo empreendeu e que estão registradas em Atos dos Apóstolos, temos por certo do papel importantíssimo que este jovem pastor teve no ministério paulino. Pedimos a Deus e ao Espírito Santo que nos ajude e nos guie através desses estudos.

Quem era Tito?
Tito era um gentio que provavelmente fora alcançado pelo evangelho através do ministério paulino e logo se tornou uma figura preeminente na expansão do evangelho, vejamos o que nos diz a palavra;
 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum: Graça e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. (Tt. 1:4)
Ele era gentio.
 Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, foi obrigado a circuncidar-se, apesar de ser grego. (Gl 2:3)
Esse é um texto muito importante para nosso estudo, gostaria de lembrar-vos que diante de Deus toda a terra está dividida em três classes distintas, que são elas;
Israelitas ou Judeus, Gentios e Igreja.
Os judeus são todos os descendentes de Abraão, os gentios são todos os não Israelitas, A igreja São todos os convertidos ao Evangelho.
A bíblia sagrada faz questão de fazer distinção entre estes povos como no texto que se segue;
 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. (1 Co 10:32)
Tito também esteve com Paulo em Éfeso e desta localidade fora enviado para Corinto para investigar algumas desordens que estavam ocorrendo nesta localidade e ao mesmo tempo fazer o levantamento das ofertas em favor dos crentes pobres de Jerusalém, tarefa essa que ele executou com muito êxito, conforme é relatado em (2Co 8:6-10) depois desse período de tempo ele encontrou-se com Paulo na macedônia informando-o dos acontecimentos em Corinto, e visto a necessidade ele outra vez voltou a Corinto levando consigo a carta que conhecemos como 2 Coríntios afim de preparar o caminho para o Apostolo Paulo, daí então vemos o quanto o apostolo confiava no jovem pastor Tito.
Deste tempo em diante os relatos referentes a Tito desaparecem até que uns sete a oito anos depois Paulo escreve essa epistola ao seu querido filho na fé. 
Como já falamos Tito não e citado na comitiva de cooperadores de Paulo no livro de Atos dos apóstolos, mas este e citado em  I e II Coríntios, Gálatas, e II Timóteo, só em II Coríntios ele é citado oito vezes, Tito teve varias experiências na obra do Senhor tanto em Creta como fazendo missões na Dalmácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário