FOTOS

FOTOS
FOTOS

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os três Aspectos da Imputação.


 
1-    O que é imputação?
Imputar vem do latim, in <em> e putare <considerar>, que resulta no sentido de pôr na conta de, e o ato de atribuir uma falta, um crime, um pecado, ou, então, um atributo positivo ou condição positiva a alguém, logo biblicamente falando tanto o pecado como a justiça são imputados aos homens, vejamos a imputação em três esferas diferentes.

A.   Imputação do pecado de Adão sobre a raça humana.

Por causa da queda de Adão o pecado passou a todos os homens por isso todos ficaram distanciados de Deus, o homem sabe que é pecador sem que ninguém o acuse, o que muitos não sabem é que a morte de Cristo serve para libertá-los dos seus pecados.

   Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 5:12)

   Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)
 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Rm. 3:23)

B.   Imputação do pecado da raça humana sobre Cristo.
Assim como o pecado de Adão fora lançado sobre todos os homens, Jesus tomou sobre si todos os pecados da humanidade que estava perdida, ou seja, ele lançou o nosso débito em sua conta.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. (Is 53:4-6)

O ato de Cristo foi voluntário,
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. (Jo 10:17-18)

C. Imputação da justiça de Cristo, para salvação, sobre o pecador que crer.

Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas somos automaticamente Justificados pela fé, está justiça não provem das obras mas da fé.

E seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; (Fp. 3:9)

 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Rm 1:17)

Daí então estamos livres de toda condenação.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Rm 8:1)

Portanto Cristo tomou sobre si o nosso saldo negativo e nos atribuiu o saldo positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário